domingo, julho 21, 2024
InícioPrincipalBahia firma parceria de dois bilhões de dólares com empresa alemã para...

Bahia firma parceria de dois bilhões de dólares com empresa alemã para produção de painéis de energia solar

O Governo do Estado deu um passo concreto para consolidar a atração de investimento de dois bilhões de dólares para a instalação da primeira fábrica de painéis fotovoltaicos da América Latina, que será em Camaçari. Durante audiência realizada nesta segunda-feira (8), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues assinou um protocolo de intenções com a empresa alemã Si&Mex Solutions.

O projeto inovador deve gerar 7 mil empregos diretos e indiretos, consolidando a Bahia como um polo industrial de relevância internacional no setor de energia renovável.

 

A CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) terá uma participação de 5% no empreendimento, que será implementado na Bahia pela empresa alemã Si&Mex. Esta parceria inclui o fornecimento anual de 2 mil toneladas de quartzo e até 500 toneladas de sílica de alta pureza para os processos industriais da fábrica.

Para o presidente da CBPM, Carlos Borel, este é um projeto estratégico para o estado da Bahia. “Este é um investimento significativo que trará inúmeros benefícios para a população baiana, gerando milhares de empregos e promovendo o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, este projeto é fundamental para a transição energética, solidificando a posição da Bahia como líder em energia limpa. A CBPM tem desempenhado um papel crucial nesse processo, pois a transição energética depende essencialmente da mineração. Ser parte deste empreendimento como sócia é de extrema importância para nós.”

 

“Essa é mais uma ação liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues, que envolve diversos setores para garantir a vinda deste empreendimento, com um investimento tão importante como este e que terá papel fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da CBPM, Henrique Carballal, referindo-se à nova indústria de painéis fotovoltaicos totalmente verde, que contribuirá para a descarbonização.

Com a iniciativa, a CBPM reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável, apostando na inovação tecnológica como vetor de crescimento. O objetivo é fomentar a produção nacional de painéis fotovoltaicos, promovendo a independência tecnológica e de insumos estrangeiros, bem como a geração de emprego e renda no estado.

Com informações do Bahianotícias e https://www.ba.gov.br/noticias

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares