quarta-feira, maio 29, 2024
InícioOpiniãoVocê já deve ter percebido que reclamar não resolve nenhum problema. Certo?

Você já deve ter percebido que reclamar não resolve nenhum problema. Certo?

Também já deve tá cansado(a) de ouvir que a política é um meio de muita sujeira e de ganhar dinheiro fácil onde os representantes entram apenas pra roubar o dinheiro público… E por isso você decidiu não participar das decisões tomadas pelos representantes mesmo sabendo que elas impactam direta ou indiretamente a sua vida e a vida das pessoas que você ama.

Essa reflexão é pra você que assim como nós cansou de ouvir essas mesmas queixas vindas de todas as direções e sem nenhuma perspectiva de resolução de diversos problemas ocasionados pelos representantes.

Acredite! A solução para problemas como corrupção, ineficiência na gestão dos recursos públicos ou falta de transparência está nas nossas mãos. Sim! Está na participação popular. A cada dois anos nós, cidadãos e cidadãs, vamos às urnas contratar os nossos representantes por um período de 4 anos.

Assim, compete a nós cidadãos gerar demanda de trabalho aos nossos servidores públicos temporários. Não adianta reclamar. O que adianta mesmo é fiscalizar o trabalho que eles desenvolvem, cobrar por fiscalização e no trabalho do executivo, exigir que sejam feitas denúncias quando for o caso, solicitar informações e transparência na prestação das contas, acompanhar as licitações…

Além de tudo isso ainda podemos propor leis de Iniciativa Popular. Com o apoio de 5% do eleitorado municipal uma entidade associativa legalmente constituída pode protocolar um projeto de lei na Câmara de Vereadores e criar uma política pública.

E vc, vai ficar de fora ou prefere que eles façam quando você pode fazer? Baixe agora o App Mudamos e #Participe! #vemcomagente #democraciaparticipativa #projetosdelei #iniciativapopular #participaçãosocial

Uillian Nunes: É Bacharel em Administração pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Coordenador do Movimento Iniciativa Popular – MIP.

*As opiniões expressadas neste artigo, são de inteira responsabilidade do autor. Não necessariamente, refletem a posição institucional deste veículo.

 

 

 

Imagem de Capa: Ilustração de internet

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares