quarta-feira, junho 12, 2024
InícioNotícias da LapaVeja como foi a Celebração Cívica Antecede a Posse de Dom...

Veja como foi a Celebração Cívica Antecede a Posse de Dom Rubival Britto, 5º Bispo de Bom Jesus da Lapa

 

Na noite de terça-feira, 21 de maio, a cidade de Bom Jesus da Lapa foi palco de uma emocionante celebração cívica que antecedeu a posse do novo bispo diocesano, Dom Rubival Cabral Britto. O evento ocorreu no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, no Teatro Pedro Damasceno, localizado na Avenida Agenor Magalhães, Bairro Amaralina, por volta das 19h.

A cerimônia iniciou-se com a acolhida das imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora do Carmo, seguida pela execução do Hino Nacional pela Filarmônica Euterpe Lapense. Representantes paroquiais fizeram seus pronunciamentos, e a Banda de Pífano encantou os presentes com uma apresentação cultural. Um dos momentos mais marcantes da noite foi a apresentação da marujada “Chegança” de Bom Jesus da Lapa, que trouxe uma rica exibição de cultura popular, destacando tradições marinhas e folclóricas que simbolizam a história e a identidade local.

Autoridades civis e militares também marcaram presença e realizaram pronunciamentos, demonstrando apoio e boas-vindas ao novo bispo. Dom Rubival Cabral Britto fez um emocionante discurso, destacando sua disposição em ouvir e dialogar com a comunidade local, enfatizando a riqueza das manifestações sociais, políticas, econômicas, religiosas, culturais e étnicas da região.

Crianças e adolescentes prestaram homenagens ao bispo, que abençoou a todos com a imagem do Bom Jesus. A noite foi concluída com um coquetel de encerramento, celebrando o início de uma nova fase para a Diocese de Bom Jesus da Lapa.

Entrevista com Dom Rubival Britto

Em sua entrevista, Dom Rubival Britto compartilhou sua visão e expectativas para a nova missão. “Eu venho a caminho, na escuta, no diálogo, para conhecer. Para conviver, para descobrir a beleza da riqueza de tantos sinais e manifestações sociais, políticas, econômicas, religiosas, culturais, étnicas que a realidade de Bom Jesus da Lapa possui. Então os desafios são acolhidos com esperança, com confiança, com liberdade e amor para construir processos sempre novos. Os desafios fazem a gente crescer e evangelizar”, afirmou o novo bispo.

 

Ao ser questionado sobre como planeja integrar a rica tradição de devoção popular no Santuário do Bom Jesus da Lapa com sua visão pastoral, Dom Rubival destacou a importância de promover a liberdade, o direito e a justiça, conforme enfatizado pelo Documento de Aparecida. “O documento de Aparecida nos convida a ser missionários, numa igreja em saída. Trabalhar a justiça, a liberdade, a cidadania é um compromisso cristão, ético, que todos nós devemos nos empenhar por esse processo. E ninguém trabalha só, trabalhamos juntos. Na formação, na consciência, entrando numa grande ciranda pelo bem da pessoa humana, da sociedade, promovendo aquilo que a Campanha da Fraternidade hoje nos apresenta, a fraternidade social. É um caminho humano e desafiador, mas necessário e fundamental.”

 

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares