sexta-feira, março 1, 2024
InícioNotícias da LapaPrefeito e Secretário - Embate em rede social

Prefeito e Secretário – Embate em rede social

Da Redação

A secretaria de saúde de Bom Jesus da Lapa, por meio do secretário municipal, Euler Nogueira, emitiu nota de repúdio, em defesa do SAMU e contra atitude tomada pelo prefeito da cidade de Cocos, vizinha da capital Baiana da fé. A nota de repúdio foi publicada no dia de ontem (8) em uma rede social da prefeitura de Bom Jesus da Lapa. No final do mesmo dia, o prefeito da cidade de Cocos, ao tomar conhecimento, deu a resposta em sua rede social. O fato aconteceu, de acordo com na nota publicada, no dia 25 de março de 2021, porém, só veio a público no dia 8 de abril, 14 dias depois.

Acompanhemos!

Nota de repúdio do Secretário Municipal de Bom Jesus da Lapa:

Resposta do prefeito da cidade de Cocos, também médico, Marcelo de Souza Emereciano se manifesta, surpreendido com a nota que ele qualifica como mentirosa, no decorrer do texto, o prefeito diz que tomará medidas cabíveis.

Leia à integra.

A MELHOR RESPOSTA CONTRA A MENTIRA É SEMPRE A VERDADE

Hoje, fui surpreendido por uma nota mentirosa, difamatória e caluniosa, assinada pelo sr. secretário municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa e divulgada em rede social.

Acerca da referida, adotei todas as providências jurídicas contra o Secretário.

Tenho o maior respeito pelo povo da Lapa, pelo amigo prefeito Fábio, mas a postura do secretário não pode ficar impune!

A VERDADE

Tínhamos aqui em Cocos um paciente internado com Covid-19 aguardando há 5 dias uma vaga na UTI. Quando a vaga finalmente saiu, uma UTI móvel do SAMU de Bom Jesus da Lapa veio removê-lo para o Hospital do Oeste em Barreiras.

Chegando em Cocos, contrariando a equipe médica que estava de plantão no Hospital São Sebastião, o médico do SAMU se negou a conduzir o paciente coquense, sob a alegação de que este deveria estar intubado. Disse que só o levaria se tal procedimento fosse realizado naquele momento.

Fui acionado pela equipe do nosso Hospital e compareci ao local. Lá chegando, constatei que, como dito pelo plantonista do Hospital, a intubação não era necessária, pois trata-se de procedimento muito invasivo que só se justifica em último caso. Se o paciente não necessitava de intubação, para que correríamos esse risco?

O médico do SAMU resolveu retornar sem transportar o paciente, ocasião em que o pedi que respeitasse o seu colega médico do Hospital São Sebastião e seguisse o juramento de Hipócrates, já que a nossa missão é salvar vidas. Infelizmente, ele disse que só levaria o paciente se fosse intubado e que aquele era o protocolo do Samu.

Como não sou de desistir, liguei imediatamente para o secretário de Estado da Saúde, Fábio Villas-boas e solicitei uma UTI móvel particular, no que fui prontamente atendido.

Outro médico veio buscar o nosso paciente e o conduziu, sem o menor risco, para o Hospital do Oeste em Barreiras.

Imediatamente, abri boletim de ocorrência contra o médico do SAMU de Bom Jesus da Lapa, fiz denúncia no Conselho Regional de Medicina da Bahia e solicitei à Secretaria de Estado da Saúde que adotasse as providências cabíveis para a devida apuração.

Também denunciei, em entrevista à rádio local, a postura criminosa do médico, que se omitiu diante de algo tão grave, e recusou-se a atender o paciente nas condições devidas.

Curiosamente, somente após todas essas providências, houve a divulgação de nota, criminosa, assinada pelo secretário de Saúde de Bom Jesus da Lapa, com informações totalmente inverídicas.

Detalhe importante: apenas 2 dias antes desse fato lamentável, o mesmo SAMU de Bom Jesus da Lapa se negou a transportar uma paciente daqui de Cocos, já intubada, para a UTI do Hospital do Oeste.

ESSA É A VERDADE!

Adotarei todas as medidas judiciais necessárias ao esclarecimento dos fatos e à devida responsabilização.

O secretário municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa divulgou a referida nota sem ao menos me dar um telefonema para saber o que estava acontecendo.

Farei de tudo para proteger a minha honra, mas a minha prioridade é proteger a saúde do povo de Cocos neste momento tão dramático.

Atenciosamente,

MARCELO DE SOUZA EMERENCIANO
Prefeito de Cocos

Fotos: Divulgação

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares