Segundo o portal de comunicação do governo da Bahia, o desconto especial de 15% para o pagamento antecipado do Imposto Sobre a propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em cota única até 7 de fevereiro, oferecido pelo Governo do Estado é um dos maiores do país. A tabela do IPVA 2025 e mais todas as condições de pagamento estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda.
Para quem decidir pela quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo, o desconto é de 8%. Caso a opção seja pelo parcelamento, as condições na Bahia também estão entre as melhores entre os estados brasileiros: o pagamento em cinco vezes poderá ser feito a partir de março.
Ainda conforme informações do Governo do Estado, a taxa de licenciamento anual e eventuais multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.
Facilidades para o cidadão
Os descontos especiais e as condições atrativas de parcelamento, de acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Augusto Guenem, integram a estratégia do governo baiano para facilitar ao máximo o pagamento pelos contribuintes: “que podem optar pela melhor maneira de quitar o imposto”.
Outra facilidade oferecida pelo Estado da Bahia aos contribuintes do IPVA é a opção de pagamento do imposto à vista, em qualquer instituição bancária, via pix, reunindo IPVA em cota única, taxa de licenciamento e eventuais multas. O licenciamento integrado pode ser realizado de forma 100% digital pela plataforma ba.gov.br.
De acordo com o fisco estadual, a frota tributável da Bahia é de cerca de 2,4 milhões de veículos. O IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Estado. O valor arrecadado com o imposto é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.
Alertas do Detran
Toda e qualquer mensagem referente ao IPVA direciona o cidadão ao portal oficial ba.gov. “Desconfie da fonte caso o encaminhamento não seja para um único canal que é o ba.gov, a identificação da mensagem encaminhada pelo governo é baseada no portal e basta o cidadão observar o endereço eletrônico e seguir com o processo de quitação para regularizar o veículo”, recomenda o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.