sábado, março 15, 2025
InícioNotícias da LapaMP recomenda que Bom Jesus da Lapa promova ações educativas para prevenção...

MP recomenda que Bom Jesus da Lapa promova ações educativas para prevenção de gravidez na adolescência

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou que a secretaria municipal de Educação e Assistência Social do município de Bom Jesus da Lapa, implemente ações educativas sobre prevenção da gravidez na adolescência. A recomendação também trata da permanência das adolescentes gestantes e puérperas no sistema de ensino.

 

Segundo a promotora de Justiça, Alana Dias Rosendo Vasconcelos, o número de casos de gravidez na adolescência na comarca de Bom Jesus da Lapa, especialmente na zona rural, inclusive envolvendo menores de 14 anos de idade, é elevado. Os municípios de Sítio do Mato, Paratinga e Serra do Ramalho receberam a mesma recomendação do MP.

De acordo com o Ministério Público, os municípios devem estabelecer diretrizes para acompanhamento de adolescentes gestantes e puérperas no ambiente escolar, com o objetivo de garantir a permanência no sistema de ensino. Também recomenda que implementem sistema de busca ativa para identificar e acompanhar casos de evasão escolar relacionados à gravidez; articulem com os CRAS e CREAS o acompanhamento sociofamiliar das adolescentes gestantes e puérperas; criem grupo de apoio multidisciplinar para acolhimento e orientação das adolescentes; capacitem os profissionais da educação e da assistência social para identificação e acompanhamento dos casos; dentre outras medidas.

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares