quarta-feira, maio 29, 2024
InícioPrincipalEscolas estaduais comemoram Semana do Estudante com programação cultural

Escolas estaduais comemoram Semana do Estudante com programação cultural

Em comemoração ao Dia do Estudante, comemorado nesta quarta-feira (11), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, está promovendo, até sexta-feira (13), nas escolas da Rede Pública estadual atividades artísticas e culturais, com rodas de conversas, oficinas de hip-hop, rap e grafite. As ações também fazem parte do Dia Internacional da Juventude, celebrado na quinta-feira (12), em que às unidades de ensino vão promover a virada cultural Transgrafitando, que terá como tema ‘Refletir a escola, o território e o mundo a partir do pensamento transformador de Paulo Freire: educação que transforma pessoas, pessoas que transformam o mundo’. A atividade é uma junção dos projetos #Transformaê e #Grafitaê.

Em Salvador, no bairro da Valéria, o Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, realizou atividades artísticas e enfatizou o diálogo com a comunidade. De acordo com o gestor Edson Lima o momento foi marcado por depoimentos dos estudantes  sobre  a importância  do início das  aulas  semipresenciais, a apresentação do grupo de fanfarra da escola e a participação  de  pais  para uma roda conversa sobre a importância do grafite. “Destacamos os segmentos da comunidade escolar valorizando a resistência da comunidade de Valéria, sendo expressa pelo grafite do artista Tito Lama. Os muros externos da escola sintetizam a contribuição da escola no bairro durante seus 21 anos de existência”.

No Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Firmino Alves, as comemorações iniciam nesta quarta (11), em celebração ao Dia do Estudante. “É muito gratificante ver os espaços ocupados por nossos alunos produzindo arte. Vamos iniciar nossa programação com um desfile cívico com apresentação musical dos estudantes. No segundo dia, vamos fazer a virada estudantil com apresentações de teatro, músicas, danças e produção de cartazes em homenagem a Paulo Freire. Finalizamos a nossa programação com um desfile para a escolha da garota e do garoto Monteiro Lobato. Relatou a gestora da unidade Sandra Helena.

A estudante Gisele Batista de Deus, 17, conta que vem se dedicando à dança e o evento promete marcar o último ano dela no Centro Educacional Monteiro Lobato. “Estou no 3º ano do Ensino Médio e provavelmente será o último projeto que vou participar ativamente como estudante no colégio. Irei realizar uma apresentação com um grupo de dança homenageando Paulo Freire e entregarei a faixa de Garota Monteiro Lobato que me foi concebida no Transformaê de 2019. Estamos finalizando o trabalho que será apresentado e espero que a homenagem seja um sucesso”.

Em Ilhéus, no Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, a gestora Adeline Gomes, diz que o momento tem como objetivo ressaltar o protagonismo juvenil. “Vamos refletir com palestras e atividades práticas de grafitagem em muros e paredes, o engajamento juvenil e o papel da juventude nas transformações do mundo. Aliado a isto, serão expostas as ideias de Paulo Freire para a aquisição do conhecimento teórico dando suporte à parte lúdica, artística e inovadora da técnica do Grafite”.

Para Astor Vieira Júnior, diretor da Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, o momento é uma oportunidade da comunidade escolar realizar uma reflexão, através do grafite e outras linguagens artísticas. “Esta é uma grande ação articulada com o currículo das escolas da rede, em diálogo com as juventudes da Bahia tendo como suporte as linguagens artísticas. Esse ano a proposta é celebrar o Dia Internacional da Juventude e a Escola Solidária da Bahia.”

 

 

 

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

 

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares