segunda-feira, fevereiro 26, 2024
InícioPrincipalCovid-19: Reforço com vacina bivalente aumenta níveis de anticorpos neutralizantes

Covid-19: Reforço com vacina bivalente aumenta níveis de anticorpos neutralizantes

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram, nesta quinta-feira (13), que o reforço do imunizante bivalente contra Covid-19 gerou uma forte resposta imune e foi bem tolerada nos testes em humanos. A vacina em questão foi adaptada para as subvariantes BA.4 e BA.5 da ômicron.De acordo com as empresas, o reforço adaptado mostrou um aumento substancial nos níveis de anticorpos neutralizantes contra as subvariantes após uma semana.

O novo reforço da Pfizer segue em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que seja implementado no Brasil. O órgão recebeu o pedido de uso emergencial no dia 30 de setembro. A União Europeia e os Estados Unidos já aprovaram o fármaco.”Embora esperemos dados de resposta imune mais maduros do ensaio clínico de nossa vacina bivalente adaptada ômicron BA.4/BA.5 nas próximas semanas, estamos satisfeitos em ver respostas encorajadoras apenas uma semana após a vacinação em adultos mais jovens e mais velhos”, disse o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla.

Segundo o G1, os dados preliminares também mostraram que, na faixa etária de adultos com mais de 55 anos, a nova injeção bivalente desencadeou uma melhor resposta de anticorpos neutralizantes contra as subvariantes BA.4/5 do que a injeção estabelecida com base na forma inicial do vírus.

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares