quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioEsporteBrasil terá a maior delegação de sua história nos jogos olímpicos

Brasil terá a maior delegação de sua história nos jogos olímpicos

O Brasil terá em Tóquio a maior delegação de sua história em edições de Jogos Olímpicos fora do território nacional. Com o anúncio oficial de que a equipe de atletismo terá 51 integrantes na capital japonesa e a convocação da equipe de canoagem velocidade, o Time Brasil projeta 306 vagas garantidas, em 33 modalidades.

Até então, o recorde pertencia aos Jogos de Pequim, em 2008, quando o Brasil teve 277 atletas. Por enquanto, dos 306 garantidos, 263 estão com passaporte carimbado, com nome e sobrenome confirmados.

Os outros dependem de convocações, como as equipes masculina e feminina de handebol. Dentro desse universo de 263, há 215 integrantes da “Nação Bolsa Atleta”, grupo formado pelos que recebem patrocínio direto do governo federal.

Se os 22 atletas do futebol masculino, que não integram o programa, forem retirados da conta, o percentual de patrocinados pela ação da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania sobe para 89% da delegação.

A maior parte dos bolsistas classificados para Tóquio integra a categoria Pódio, a principal do programa. Com repasses mensais de R$ 5 mil a R$ 15 mil reais, a categoria é voltada para atletas que se posicionam entre os 20 melhores do mundo em suas modalidades.

São 91 atletas nessa condição. Outros 53 integram a categoria Olímpica, 49 estão na Internacional e 22 na Nacional. Na divisão por gênero, há quase um equilíbrio: são 124 do sexo feminino e 139 do sexo masculino.

 

Fonte: Rede Nacional de Rádio

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares