sexta-feira, fevereiro 7, 2025
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“SAC Móvel atende população de Bom Jesus da Lapa, com foco em vítimas das enchentes, a partir desta segunda-feira

O SAC Móvel atende à população de Bom Jesus da Lapa, no interior da Bahia, a partir de segunda-feira (3). A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita e vai até o dia 8 de fevereiro, de 7h30 às 17h, na Praça do Cruzeiro de Santa Luzia, por ordem de chegada. Vale ressaltar que a chegada do SAC Móvel na região faz parte de uma grande ação do Governo do Estado em apoio às vítimas das chuvas e alagamentos na cidade. O foco principal é atender a essas mais atingidas pelas enchentes como o bairro Beira Rio, as ilhas e a Zona Rural.

Para atender a esse público específico será necessário fazer um agendamento prévio, que acontece até a próxima sexta-feira (31). A marcação acontece na Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica Avenida Almirante Beirute, na Cavalhada, no antigo prédio da Escola Joaquim Senna. Para agendar é preciso apresentar certidão original, ou de nascimento ou de estado civil, e o número do CPF. O agendamento pode ser feito de 8h às 12h; e de 14h às 17h.

 

CIN – A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. Para outras informações, a Saeb disponibiliza o site oficial (https://www.ba.gov.br/administracao/) e o site do SAC (http://www.sac.ba.gov.br). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

Fonte: Ascom/Saeb

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