A Adutora da Fé, obra essencial para garantir a segurança hídrica de Bom Jesus da Lapa e municípios próximos, entrará na fase de testes na próxima semana. A primeira etapa do projeto foi entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) no dia 7 de fevereiro, e, desde então, a equipe técnica da autarquia, junto ao engenheiro responsável, tem realizado ajustes para assegurar o pleno funcionamento do sistema.
Na última semana, o SAAE deu início à instalação de novas extensões nas redes de distribuição de água em quatro pontos estratégicos da cidade. Essas conexões serão fundamentais para integrar a Adutora da Fé ao sistema de abastecimento municipal.
De acordo com o diretor do SAAE, Miguel Leles, essas ligações permitirão a conexão da adutora à rede urbana. Os testes serão conduzidos de maneira planejada e controlada, avaliando o desempenho do sistema e realizando os ajustes necessários, sempre considerando as condições das redes já existentes, que são mais antigas e exigem cuidados técnicos para garantir a eficiência do abastecimento.
Na primeira fase, a Adutora da Fé beneficiará apenas Bom Jesus da Lapa. Porém, na segunda etapa do projeto, com um investimento de R$ 258,7 milhões liberado pelo Governo Federal, o sistema será ampliado para atender os municípios de Riacho de Santana e Igaporã, além da zona rural, contemplando cerca de 140 mil pessoas.