O desvio quase em cima da linha, após finalização de Cubarsí, abriu caminho para o Barcelona vencer o Borussia Dortmund nesta quarta-feira e também garantiu a Raphinha seu 12º gol na atual edição da Champions League. O atacante lidera a disputa pela artilharia da competição e, assim, pode ser o primeiro brasileiro a alcançar tal feito em 10 anos.
O último jogador do Brasil a terminar uma Liga dos Campeões como artilheiro foi Neymar, que marcou 10 gols na edição 2014/15 com a camisa do Barcelona, campeão do torneio. O astro, porém, dividiu o topo do ranking com o companheiro Messi e o rival Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O último gol veio nos acréscimos da final contra a Juventus.
Raphinha tem como maiores concorrentes, neste momento, Harry Kane, do Bayern de Munique; Guirassy, do Borussia Dortmund; e o companheiro Robert Lewandowski – a quem ajudou a chegar aos 11 gols com uma assistência nesta quarta-feira. Mais atrás na disputa vem Vini Jr, que marcou sete gols com o Real Madrid (Haaland, já eliminado com o City, marcou oito vezes).
Ao todo, cinco brasileiros alcançaram o posto de artilheiro de uma edição de Champions League: Romário, Jardel, Rivaldo e Kaká. O Baixinho, porém, é o único a conseguir o feito duas vezes, ambas pelo PSV.
Caso consiga fechar esta Champions League no topo do quadro de marcadores, Raphinha seria o brasileiro a conseguir a façanha com maior número de gols: os 12 que ele soma já seriam suficientes para isso. Vale lembrar, porém, que o formato da competição, modificado na atual temporada, agora conta com mais partidas para cada clube.
Os 12 gols também deixam Raphinha perto de outro feito: ser o maior artilheiro do Barcelona em uma única edição de Champions League. Para isso, ele precisa marcar pelo menos mais dois gols na competição nesta temporada, já que Messi é o dono de tal poso, depois de fazer 14 gols na edição 2011/12.
Brasileiros que foram artilheiros da Champions:
- 1989/90 – Romário (PSV) – 6 gols
- 1992/93 – Romário (PSV) – 7 gols
- 1999/00 – Jardel (Porto) – 10 gols
- 1999/00 – Rivaldo (Barcelona) – 10 gols
- 2006/07 – Kaká (Milan) – 10 gols
- 2014/15 – Neymar (Barcelona) – 10 gols
*José Altafini, o Mazzola, brasileiro naturalizado italiano, foi artilheiro em 1962/63, com 14 gols marcados pelo Milan