Nesta quinta-feira, 10 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Blefe, com o objetivo de desmantelar uma facção criminosa envolvida em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A ação ocorreu em várias cidades, com foco em Maceió (AL) e Bom Jesus da Lapa (BA).
As investigações apontam que membros da organização, atuantes no tráfico de drogas na região oeste da Bahia, migraram para Maceió, onde utilizaram identidades falsas para fugir da Justiça e adquirir bens ilegalmente. A primeira fase da operação, realizada em 11 de julho, já havia resultado na prisão de três pessoas e no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Maceió. A análise dos materiais recolhidos revelou ligações com suspeitos em Bom Jesus da Lapa (BA) e João Pessoa (PB), também envolvidos na lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, os lucros obtidos com o tráfico eram enviados para o líder da facção em Maceió por meio de contas bancárias controladas por mulheres da Bahia e Paraíba, esposas de traficantes e homicidas.
Nesta nova fase, a polícia cumpre 12 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão nos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba. Além disso, cinco veículos e um jet ski, adquiridos com recursos do tráfico, foram apreendidos. As ordens judiciais foram expedidas pela 17ª Vara Criminal de Maceió, com o objetivo de desarticular a facção e identificar outros envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro. Caso condenados, os acusados poderão pegar mais de 20 anos de prisão.