terça-feira, julho 23, 2024
InícioPrincipalMinistério da Saúde lança campanha Nacional de Doação de Sangue

Ministério da Saúde lança campanha Nacional de Doação de Sangue

Tema da ação é “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”. O objetivo é garantir a manutenção dos estoques em todo o país. O Ministério da Saúde lançou, nessa terça-feira (14), a campanha nacional de doação sangue, com o slogan “Doe sangue regularmente. Você doa, a vida agradece”.

A data celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é manter a doação regular para garantir a manutenção dos estoques em todo país. Em 2022, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão e 800 milhões de reais nos Serviços de Hematologia e Hemoterapia públicos do país.

Os recursos foram destinados à estruturação da rede nacional, modernização das unidades e qualificação dos profissionais, além do fornecimento de medicamentos aos pacientes portadores de doenças hematológicas. No ano passado, os recursos para a rede somaram R$ 1 bilhão e 600 milhões de reais.  Em 2021, o registro de coletas de sangue no SUS aumentou em 2,6% quando comparado a 2020.

Foram pouco mais de 3 milhões de doações realizadas no ano passado. Em 2022, até março, foram coletadas cerca de 732 mil bolsas em todo país. Ainda em 2021, 14 a cada mil habitantes eram doadores de sangue, o que corresponde a 1,4% da população brasileira.

Para doar sangue é necessário preencher alguns requisitos como  ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos ; menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal.
O Doador deve pesar no mínimo 50 quilos , ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; e Estar alimentado.  É preciso também  evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

 

 

Fonte: RNR
Foto: Paulo Moraes

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares