terça-feira, junho 18, 2024
InícioCulináriaII Festival Gastronômico Regional vai mobilizar 8 cidades da região e será...

II Festival Gastronômico Regional vai mobilizar 8 cidades da região e será sediado em Bom Jesus da Lapa

Foto: Divulgação

O ativista cultural Carlos Humberto está organizando pelo segundo ano consecutivo o II Festival Gastronômico Regional. O Carlão, como é conhecido popularmente e carinhosamente em Bom Jesus da Lapa, é o idealizador do evento que já reúne 8 cidades da região. Nesta primeira fase, serão contemplados candidatos de Serra do Ramalho, Ibotirama, Paratinga e Bom Jesus da Lapa.  “Nosso objetivo com esse evento é justamente dinamizar a economia e a gastronomia de Bom Jesus da Lapa e região. Queremos ampliar o leque dos sabores e saberes, numa cidade em que o turismo é forte e que cada vez mais se agiganta”, afirmou Carlão.

Com a produção do evento, a finalidade é abrir um leque de diversidades no circuito gastronômico.  Cinco jurados serão escolhidos para julgarem os pratos que serão apresentados nesta primeira fase. Os critérios que serão levados em consideração são: sabor, apresentação do prato, acompanhamentos e decoração da mesa. Confiante, o ativista cultural entende que promovendo eventos como este, proporcionará aos participantes, clientes e envolvidos, a riqueza gastronômica da Bahia.

Foto: Arquivo Pessoal

Para representar a capital baiana da fé, o escolhido foi Fagner Santos, outro popular lapense que todos conhecem como Faguinho. O prato que será apresentado pelo representante comercial não é baiano, mas caiu no gosto popular. O arroz de carreteiro tem origem no Sul do país, o prato ganhou todo o Brasil e caiu também no gosto dos baianos. “Os ingredientes são fáceis e acessíveis. O sabor é encorpado e rápido o seu preparo”, endossou Faguinho ao explicar a escolha do prato: “Eu amo cozinhar. Sabendo dosar o tempero, proporcionar um sabor equilibrado e harmonioso, o segredo para o ponto certo, é o amor. Comida tem que ser feito com amor, se não for para fazer com amor, não faça”, finalizou o candidato lapense que aprendeu a cozinhar com sua avó.

Foto: Arquivo Pessoal

Quem concorda que para se cozinhar bem é preciso ter amor pelo que faz, é Dione Santos, candidata de Serra do Ramalho. Dione vai concorrer com o prato carne de sol com abóbora. “Cozinhar para mim é um ato de amor, de um total bem estar. Enfim, poder reunir a família, amigos e permitir provar e experimentar novos sabores e pratos, não tem preço”. A Serramalhense nunca participou de um festival ou concurso de gastronomia, mas recebeu com alegria o convite. Ela acredita que o II Festival Gastronômico é uma oportunidade para abrir esse leque da alimentação e conhecimento de novos pratos  para aprovar e apurar paladares. O que podem esperar o prato da Dione? “Podem esperar sabor e leveza em um só prato. Farei com amor e prazer, porque para mim, cozinhar é sem dúvida, um ato de amor, uma maneira clara de amar”, concluiu animada a candidata.

Foto: Arquivo Pessoal

Jefferson Brito Teles é de Paratinga e também é candidato ao II Festival Gastronômico Regional. Ele vai concorrer com o prato Pocomada. Uma das suas especialidades. “Sempre gostei da cozinha. Somos seis irmãos, todos cozinham. A habilidade na cozinha é tradição de família. Se você quiser experimentar um prato com tempero totalmente regional e nordestino, aliado a um toque refinado de temperos da região, é preciso provar o prato que será apresentado por Jefferson que vai participar pela primeira vez do festival.

Você está curioso para saber mais e experimentar essas delícias, além de conhecer os candidatos que irão participar dessa deliciosa disputa? Todos os finais de semana no Espaço do Carlão, em Bom Jesus da Lapa, até os dias 25 e 26 de setembro.

O controle de participantes obedecerá as normas da vigilância sanitária e o decreto municipal. Fique ligado, logo vamos trazer mais novidades sobre o II Festival para você!

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares