sexta-feira, março 1, 2024
InícioCulináriaII Festival Gastronômico Regional: Sabor e Saberes aproxima do final da primeira...

II Festival Gastronômico Regional: Sabor e Saberes aproxima do final da primeira fase

O II Festival Gastronômico Regional organizado pelo ativista cultural Carlos Humberto está um sucesso! Desde que iniciou com a apresentação dos candidatos a casa tem ficado cheia nos sábados e domingos. “Nosso objetivo com esse evento é dinamizar a economia e a gastronomia de Bom Jesus da Lapa e região. Queremos ampliar o leque dos sabores e saberes, numa cidade em que o turismo é forte e que cada vez mais se agiganta”, afirmou Carlão. Os convidados também tem a oportunidade de experimentar os pratos que estão sendo julgados pelos jurados escolhidos até o final da edição.

Nesta primeira fase, estão sendo contemplados os pratos apresentados de Paratinga, Serra do Ramalho, Ibotirama e Bom Jesus da Lapa. Para a produção do evento, a finalidade de abrir um leque de diversidades no circuito gastronômico, deu certo.

Foto: Arquivo Pessoal

Para encerrar essa primeira fase, no próximo sábado e domingo, (25 e 26 de setembro), representa a capital baiana da fé com o prato – Arroz de Carreteiro – Fagner Souza. Popular e muito querido pelos lapenses, Faguinho como é conhecido, vai apresentar uma receita que aprendeu com sua avó. “Eu amo cozinhar. Sabendo dosar o tempero, proporcionar um sabor equilibrado e harmonioso, o segredo para o ponto certo, é o amor. Comida tem que ser feita com amor, se não for para fazer com amor, não faça”, finalizou o candidato lapense. O arroz de carreteiro, prato que será apresentado por ele, tem origem no Sul do país, o prato ganhou todo o Brasil e caiu também no gosto dos baianos. “Os ingredientes são fáceis e acessíveis. O sabor é encorpado e rápido o seu preparo”, endossou Faguinho.

JURADOS: Cinco jurados foram escolhidos para julgarem os pratos que serão apresentados nesta primeira fase. Os critérios que são levados em consideração são: sabor, apresentação do prato, acompanhamentos e decoração da mesa. Confiante, o ativista cultural entende que promovendo eventos como este, proporcionará aos participantes, clientes e envolvidos, a riqueza gastronômica da Bahia.

 

Foto de Capa foi o prato de Zé de Vando (semana 18 e 19 de setembro) com o prato – Língua Recheada.

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares