sábado, dezembro 14, 2024
InícioPrincipalGuanambi investe no controle de natalidade para diminuir população canina nas ruas...

Guanambi investe no controle de natalidade para diminuir população canina nas ruas e reforçará testagem contra a Leishmaniose (Calazar)

Em Guanambi tem sido alvo de queixas o grande número de cães soltos nas vias públicas, a pandemia acelerou o abandono nas ruas. O CCNC – Centro de Controle de Natalidade Canina tem atuado cuidadosamente no enfrentamento deste problema. Somente no ano passado, 932 animais foram submetidos a procedimentos no centro.

Mais de 932 cães atendidos em 2021: Foram recolhidos das ruas 302 cães que ofereciam algum tipo de perigo para integridade física dos transeuntes, em muitos casos provocando acidentes. Após recolhidos, são levados para o CCNC, onde são submetidos a exames, vermifugação, vacinação, castração e reabilitação.

“Neste ano que passou foram entregues no canil 469 animais por pessoas que dizem não ter mais condição de criar ou de tratar muitos dos animais que estão doentes, é a chamada demanda espontânea”, diz o veterinário Dácio Plácido.

Mais da metade testam positivo para Calazar: Foram submetidos a testes de sorologia 647 cães e 288 deles testaram positivo para leishimaniose (55%), o que significa um alto risco de propagação do calazar.

281 cães castrados:  Ainda segundo o veterinário, foram castrados 281 animais que podem ser ressocializados ou disponibilizados para adoção. O custeio com o centro neste ano de 2021 foi no montante de R$ 21.316,96 para compra de ração, medicamentos, insumos, vacinas, etc.

Teste gratuito de Leishmaniose visceral (Calazar): A Vigilância Epidemiológica fará nesta semana testagem de cães domésticos nos bairros onde existe a maior população canina. O trabalho de testagem segue normalmente em outras regiões.

– Quarta-feira (12/01) – 07h às 13h na Praça do bairro Monte Azul para os moradores locais e do Residencial dos Pássaros;

– Quinta-feira (13/01) – 07h às 13h na Praça Residencial das Árvores.

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares