O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta segunda-feira (4) o estado de emergência no município de Bom Jesus da Lapa, Bahia, em virtude da forte estiagem que atinge a região. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), o que possibilita à cidade solicitar apoio financeiro federal para medidas emergenciais.
Com o reconhecimento, Bom Jesus da Lapa terá condições de buscar auxílio do Governo Federal para ações de assistência, como a aquisição e distribuição de cestas básicas, fornecimento de água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de higiene e limpeza, entre outros itens essenciais que ajudem a mitigar os efeitos da seca.
A solicitação de apoio será realizada por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), e após avaliação técnica da Defesa Civil, o montante solicitado será aprovado e divulgado em nova portaria no DOU.
O acesso aos recursos é crucial para que o município possa enfrentar os impactos da crise hídrica e oferecer suporte às comunidades mais prejudicadas pela falta de chuvas.