sexta-feira, fevereiro 23, 2024
InícioNotícias da LapaEm Bom Jesus da Lapa: Vacinação contra a Febre Amarela está disponível...

Em Bom Jesus da Lapa: Vacinação contra a Febre Amarela está disponível nas unidades de saúde

Pele e mucosas amareladas, febre alta e hemorragias são algumas das complicações que a febre amarela pode causar.  O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa para pessoa.  A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação, além do risco de reurbanização do contágio em áreas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.  A prevenção de surtos e óbitos depende de ações preventivas, como a vacinação.

A vacina da febre amarela está indicada em todo território nacional para as pessoas entre nove meses a 59 anos de idade e é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde em todo o Brasil. Para se imunizar, basta comparecer a uma sala de vacinação. Esta é a principal forma de prevenir a doença.

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para as crianças menores de cinco anos de idade, estão indicadas uma dose aos nove meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Lais Sento Sé, confirmou que nas unidades de saúde de Bom Jesus da Lapa a vacina também pode ser encontrada.

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares