O ex-presidente Jair Bolsonaro manifestou apoio à concessão de anistia para bolsonaristas envolvidos no atentado antidemocrático de 8 de janeiro de 2023. Em vídeo publicado por Bolsonaro na rede social X neste domingo (13), uma mulher relata que seu marido deixou o Brasil para evitar a prisão.
A mesma mulher afirma que está cuidando sozinha de seis filhos e que a Justiça bloqueou bens da família. “O único crime que meu marido cometeu foi ser curioso”, disse ela, alegando que ele foi a Brasília para devolver um veículo e entrou no Congresso por “ingenuidade”.
“Há poucos dias estive com essas 6 crianças em Ji-Paraná/RO, assim como me encontrei com tantas outras, nas mesmas condições em minhas viagens pelo Brasil. São órfãos de pais vivos”, escreveu o ex-presidente.
Bolsonaro também criticou a situação, afirmando: “Quem não se emociona ou chora com tanta maldade praticada por quem deveria fazer justiça, não passa de um covarde, omisso.” Ele concluiu o vídeo pedindo empenho junto ao Congresso pela anistia dos presos políticos de 8 de janeiro.
Na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que busca anistiar os envolvidos no atentado está em tramitação. O projeto está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e aguarda a análise do colegiado, presidido por Caroline de Toni (PL-SC).