A aguardada Adutora da Fé, obra fundamental para resolver problemas de abastecimento de água em Bom Jesus da Lapa, está em fase final de testes. Com a primeira etapa concluída, o projeto, realizado pelo governo federal por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), será em breve entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade.
A obra recebeu um investimento de R$ 43 milhões e, quando concluída, atenderá cerca de 140 mil pessoas em Bom Jesus da Lapa e nos municípios de Riacho de Santana e Igaporã, incluídos na segunda etapa do projeto.
Solução para o racionamento de água
O sistema utiliza captação de água no Rio São Francisco e inclui adutoras instaladas ao longo da BR-430, até Igaporã. Com isso, a região terá seu problema de racionamento de água amenizado, além de reduzir a dependência de poços tubulares e carros-pipa, garantindo um fornecimento constante e seguro.
A Adutora da Fé é vista como uma conquista significativa para a qualidade de vida e a segurança hídrica das comunidades, atendendo a uma demanda histórica da população local.