terça-feira, junho 18, 2024
InícioNotícias da Lapa217 casos de dengue e 2 de Chikungunya já foram notificados em...

217 casos de dengue e 2 de Chikungunya já foram notificados em Bom Jesus da Lapa

Com o início das chuvas devem ser redobradas os cuidados e atenção para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

Dengue, zika e chikungunya, são enfermidades com um mesmo agente em comum, o Aedes aegypti, cujo nome significa “odioso do Egito”. O pernilongo é originário da África. As três doenças também podem ser transmitidas por outro mosquito do mesmo gênero, o Aedes albopictus.

No ciclo reprodutivo do pernilongo, o macho se alimenta da seiva de plantas. Enquanto isso, a fêmea suga o sangue de hospedeiros, de preferência humanos, para amadurecer os ovos. O vírus dessas doenças também é transmitido da fêmea para os filhotes durante o ciclo reprodutivo, no que é chamada de transmissão vertical.

De acordo com a apuração do Portal Nova Lapa, a Diretora de Vigilância e Saúde de Bom Jesus da Lapa, Laís Sento Sé, informou que desde o início do mês de novembro não foi notificado nenhum caso de Dengue no município. Mas lembrou que desde o início do ano,  foram 217 casos de dengue e 2 de Chikungunya notificados em Bom Jesus da Lapa.

Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte, não deixe água parada.

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares