terça-feira, abril 16, 2024
InícioNotícias da Lapa1ª FASE DO 40º EXAME DA OAB SERÁ NESTE DOMINGO E A...

1ª FASE DO 40º EXAME DA OAB SERÁ NESTE DOMINGO E A BAHIA TERÁ NOVE LOCAIS DE PROVA

DA REDAÇÃO 

Será neste domingo (24), a realização da 1ª fase do 40º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O certamente ocorrerá em todo o Brasil.  Aqui na Bahia, nove cidades vão sediar os locais de provas e estão distribuídas nas cidades de: Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Juazeiro, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

A prova terá duração de 5 horas, devendo iniciar pontualmente às 13h. Os candidatos podem consultar o local de prova por meio deste acesso.

Além de ser formado em Direito, o estatuto da classe determina que é preciso ser aprovado no Exame da Ordem, que tem como objetivo verificar se os estudantes os bacharéis estão aptos para exercer a profissão, avaliando o seu conhecimento técnico. Só assim, estarão aptos a exercerem a advocacia.  “Temos dois sofrimentos. O primeiro quando passamos no vestibular para estudar Direito por cinco anos e depois quando saíamos da faculdade para exercer a profissão, porque somos submetidos a prova da Ordem que na verdade vai nos qualificar ou não, para o exercício da advocacia. Eu já sou ansioso e sofro por antecedência, porque a cobrança é grande por parte da família, da faculdade, da sociedade e principalmente do próprio candidato. Isso mexe demais com a autoestima da gente”, disse um estudante que vai fazer a prova no próximo domingo, mas que prefere não se identificar para não ter a tão temida cobrança, caso não seja aprovado.

Em conversa com a psicanalista Marta Costa, ela define muito bem que o candidato deve estar preparado emocionalmente. Entende que há sim um nível de estresse mediano para alto, mas é importante o autoconhecimento. “As vezes uma pessoa muito preparada, perde por causa do alto nível de estresse. Outras, que vão fazer a prova sem a cobrança exagerada, costuma ser aprovado por causa do autocontrole”, a profissional afirma que sim, a aprovação depende muito o estado emocional do candidato. “Claro que o conhecimento é importante, mas o autocontrole te possibilita interpretações mais assertivas”, finalizou a psicanalista.

Confira as cidades que são polos para as provas na Bahia:

  • Barreiras – Faculdade Dom Pedro III
  • Feira de Santana – UNIFAN – Centro Universitário Nobre de Feira de Santana
  • Ilhéus – Uesc – Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Irecê – FAI – Faculdade Irecê
  • Juazeiro – Uneb – Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – DTCS III
  • Salvador – Centro Universitário Estácio da Bahia, campus Gilberto Gil
  • Salvador – Faculdade Baiana de Direito
  • Teixeira de Freitas – IFA – Instituto Francisco de Assis
  • Vitória da Conquista – FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste

Quem passar nesta primeira fase, fará a Prova Prático-Profissional (2ªfase) no dia 19 de maio de 2024.

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares