quarta-feira, fevereiro 28, 2024
InícioPrincipalSUS: Aumenta o número de atendimentos para usuários de Drogas e Álcool

SUS: Aumenta o número de atendimentos para usuários de Drogas e Álcool

O uso abusivo e a dependência em substâncias químicas é um problema global. No Brasil, em 2021, o Sistema Único de Saúde registrou 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool.

O número mostra um aumento de 11% em relação a 2020, ano com 356 mil registros. Nesse domingo , 20 de fevereiro , Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, o Ministério da Saúde traz um alerta para a saúde pública no País.

O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química. A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes. A rede também conta com centros especializados nesse tipo de atendimento, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Quanto à faixa etária, o maior número de atendimentos fica entre aqueles que têm entre 25 e 29 anos, que somaram cerca de 303 mil registros em 2021, seguidos da faixa de 10 a 24 anos com mais de 49,4 mil e, posteriormente, daqueles com 60 ou mais , 38,4 mil atendimentos. Em todos os cenários, o número de atendimentos de pacientes do sexo masculino é maior que o feminino.

 

Fonte: RNR
Imagem: Portal Secretaria de Atenção Primária a Saúde

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares