segunda-feira, fevereiro 26, 2024
InícioNotícias da LapaRomeiros movimentam Festa de Nossa Senhora da Soledade

Romeiros movimentam Festa de Nossa Senhora da Soledade

A cidade de Bom Jesus da Lapa que costumava receber milhares de romeiros durante o ano, e que teve que parar por causa da pandemia, voltou a dar sinais de movimentação com a flexibilização dos decretos a nível de estado e município.

O motivo desse fluxo de fiéis se dá por causa da festa de Nossa Senhora da Soledade que encerra nesta quarta-feira (15), feriado municipal na capital baiana da fé. De acordo com a organização do evento, para esse dia festivo, o acesso às grutas onde são realizadas as missas está liberado até às 16h, porém, segue controlado para evitar aglomerações.

A celebração de encerramento será realizada na praça da esplanada da gruta, em frente à entrada da gruta.

De acordo com o reitor do Santuário, padre João Batista, a imagem de Nossa Senhora da Soledade sairá junto com a imagem de Bom Jesus da Lapa e percorrerá algumas ruas da cidade, mas não será procissão. O religioso pede para que o povo não acompanhe para evitar aglomeração. O público pode acompanhar das portas de suas casas, pelo menos assim, evitará a concentração em massa de pessoas.

Considerada uma das três romarias mais importantes do país, a Romaria de Nossa Senhora da Soledade, junto com a Romaria da Terra e das Águas e a Romaria do Bom Jesus só fica atrás da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), e a do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE). Com mais de 330 anos de tradição, o povo é fiel.

“Eu participo dessa Romaria há mais de 30 anos, desde que minha filha nasceu. Desde então venho agradecer ao Bom Jesus e a Nossa Senhora da Soledade a graça de gerar um filho depois de um câncer, onde os médicos disseram que eu não poderia ter filho por causa da doença. Me curei e hoje vim com minha filha e meu neto”, Maria Pereira de Souza, 58 anos, da cidade de Januária-MG.

“É muito bom poder chegar até aqui depois de tudo que vivemos com essa pandemia. Perdi três pessoas da minha família para a Covid-19. Hoje agradeço à Nossa Senhora da Soledade pelo dom da vida e vim pedir a Ela para que essa doença passe logo para voltarmos ao convívio social”.

A missa de encerramento será às 18h e será retransmitida pelos canais de comunicação do Santuário Bom Jesus.

 

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares