Representantes de diversos órgãos estaduais se reuniram na tarde desta segunda-feira, 25, para avaliar a situação de municípios baianos afetados pelas chuvas e alinhar esforços para mitigar os impactos e apoiar as populações afetadas.
Na ocasião, a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) apresentou o balanço atualizado, sinalizando que a situação deve continuar até terça-feira, 26, conforme previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As fortes chuvas que atingem a Bahia desde sexta-feira, 22, já causaram danos em 39 cidades, com destaque para Ribeirão do Largo, Teixeira de Freitas e Salvador.
“Em alguns locais, tivemos chuvas mais fortes, com o deslocamento de massas, como no caso de Wenceslau Guimarães, onde registramos 26 pessoas desalojadas, incluindo algumas crianças de um abrigo. Em outras áreas, ocorreram inundações, mas, à medida que a chuva diminuiu, as águas também baixaram, limitando os danos materiais. A infraestrutura foi afetada, mas o principal objetivo, que é preservar vidas, felizmente foi alcançado, sem nenhum registro de vítimas”, destacou Heber Santana.