E Bom Jesus da Lapa vai fazer parte desse número. Pela 2ª vez, o Dia Mundial da Limpeza é organizado na capital baiana da fé pela Marinha local.
A ação vai acontecer neste sábado (18) no rio São Francisco e nas suas orlas (Coroa e Barrinha). O programa global é destinado ao combate de problema causados por resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos, e que visa contribuir para as ações de conscientização ambiental previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.
A Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, o 20º Grupamento de Bombeiros Militar, a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os pescadores da Ilha da Canabrava e da Barrinha realizarão coleta de resíduos sólidos no “Velho Chico” e as suas margens no município de Bom Jesus da Lapa-BA com cerca de 14 militares, servidores civis das Secretarias e cerca de 15 pescadores da comunidade marítima local.
Duas embarcações da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, além de embarcações dos pescadores locais serão empregadas no recolhimento de resíduos no rio, concomitante com a coleta as margens do São Francisco, que será realizada com especial atenção ao tipo de material recolhido, facilitando assim, a triagem e a destinação, posteriormente.
O Dia Mundial da Limpeza é um dos maiores movimentos atuais na área ambiental, que congrega mais de 100 países em todo o mundo por um planeta mais limpo. A Marinha do Brasil, responsável pela proteção da Amazônia Azul, participará do Dia Mundial da Limpeza, empregando seus navios, embarcações e pessoal em diversos pontos do país, com o objetivo de contribuir para a preservação dos mares, rios e lagos, bem como para a conscientização da sociedade quanto aos impactos do lixo marinho no meio ambiente.