terça-feira, junho 18, 2024
InícioNotícias da LapaDepois de 30 anos, Projeto Formoso recebe água potável

Depois de 30 anos, Projeto Formoso recebe água potável

DA REDAÇÃO

Foi inaugurada na tarde de ontem (15) o Sistema de Abastecimento de Água do Projeto Formoso. A adutora de água potável e estação de tratamento do perímetro irrigado do Projeto Formoso “A” foi esperada por exatos 32 anos pelos produtores e famílias que moram no Projeto.

Em sua fala, Romeu Tessing disse que nestes 30 anos em que vive na Bahia, o dia de ontem marcou definitivamente a história de uma injustiça que era cometida contra a população daquele lugar e que por isso foi tão importante para ele. Por iniciativa própria, com a ajuda de populares, líderes na comunidade, durante 3 meses percorreram todo o projeto e arrecadaram em um abaixo assinado, quase 11mil assinaturas. “A Codevasf escutou o clamor do povo”. O projeto precisa de mais fé, esperança e luta”, concluiu Romeu que foi citado como uma das pessoas que encampou, lutou e brigou para que a obra fosse concretizada.

A pouco mais de dois anos, a Codevasf iniciou a execução da obra com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e com um aporte financeiro de emendas parlamentares no montante de 5,3 milhões de reais, viabilizada pelo deputado federal Arthur Maia. Quase 1500 famílias que moram no Projeto Formoso, considerado um grande polo de fruticultura irrigada do Estado e, atualmente, é o maior produtor de Banana do Brasil, começaram a ter água tratada em suas torneiras.

Um sentimento tomava o coração de dona Maria Aparecida naquela tarde. Uma das lideranças que também lutaram desde o início para a realização do sonho da água potável. “Hoje eu não estou cabendo em mim. É muita alegria, eu não sei nem o que falar. Sou só gratidão”.

Para o deputado federal que foi o responsável pela alocação de emendas parlamentares que  resultaram no financiamento deste benefício para os produtores, afirmou no seu discurso acalorado que a vida pública, apesar do sacrifício, vale muito a pena. “Jamais ficarei escondido na obscuridade”, bravou Arthur Maia, deputado federal.

Para um dos líderes políticos que estava no local e que representava, naquele ato, os comerciantes de Bom Jesus da Lapa, Moizés Barbosa, a importante contribuição do aporte financeiro em emendas parlamentares, destinadas pelo deputado Arthur Maia,  foi possível estruturar a execução via Codevasf. E assim, o povo do Projeto Formoso, neste dia simbólico de 15 de julho, recebe água potável em suas casas e celebram definitivamente a vida. “Água é vida. É a condição básica da sobrevivência humana”, destacou o empresário.

Para o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Bom Jesus da Lapa, que agora será da responsabilidade dessa autarquia, gerir a Estação de Tratamento de Água inaugurada na tarde de ontem, a importante obra reforça o cumprimento de suprir as carências da comunidade que ali vivem.

“A minha vida profissional eu iniciei aqui. Disse Harley Xavier Nascimento, Superintendente da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, apontando para o território em que estava naquele momento, em meio ao povo e produtores que vivem no projeto formoso. “Eu conheci de perto os anseios, desejos e lutas desse povo. O importante investimento de 5,3 milhões de reais em emendas do deputado Arthur Maia, fez o diferencial nestes dois anos de obras para concluirmos as instalações das adutoras de água potável. Talvez essa data de hoje, seja a mais significativa para mim, nestes 5 anos em que estou à frente da 2ª SRF. Seu discurso, carregado de emoção, lembranças e gratidão, mostrou quão satisfeito estava ele pelo feito conquistado, sobretudo em sua gestão.

Suas palavras foram ao encontro do engenheiro civil, Marcelo Andrade Moreira Pinto, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que esteve presente durante a importante solenidade. Depois de agradecer a todos, Marcelo endossou a força da Codevasf dizendo que a empresa vem transformando a vida de milhares de brasileiros em vários estados do Brasil. Destacou que as iniciativas implementadas pela Codevasf foram importantes para transformar a realidade de suas áreas de atuação ao potencializar melhorias sociais, econômicas e ambientais. Pontuou ainda, que a companhia é a esperança para as regiões mais carentes do país. Disse que os resultados alcançados pela Codevasf só são possíveis em razão do compromisso e do esforço dos colaboradores.

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares