domingo, abril 27, 2025
InícioPrincipalCoreia do Norte disparou 18 mísseis balísticos de curto alcance no Sul,...

Coreia do Norte disparou 18 mísseis balísticos de curto alcance no Sul, sob comando de Kim Jong-un

A Coreia do Norte confirmou ter disparado 18 mísseis balísticos de curto alcance, nessa sexta-feira (31). A ação ocorreu durante exercício para demonstração da disposição no lançamento de um ataque preventivo contra o “regime de gangsters” da Coreia do Sul. Segundo a agência de notícias estatal KCNA, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, liderou o exercício de disparo dos lançadores de foguetes múltiplos.

De acordo com a Coreia do Sul, foram detectados ao menos dez mísseis balísticos de curto alcance foram disparados pela Coreia do Norte ao longo da costa leste, chamando-o de uma possível demonstração para potenciais compradores de armas, incluindo a Rússia. O exercício incluiu o uso de um sistema de controle de fogo recentemente revelado que faz parte do sistema de gestão combinada de armas nucleares do governo, afirma a KCNA.

Ainda conforme informações divulgadas pela agência de notícias, as tropas de artilharia atingiram com sucesso o alvo de uma ilha a cerca de 365 km de distância, enquanto Kim Jong-un supervisionava a demonstração no local de lançamento. Fotos publicadas pela mídia estatal mostraram 18 mísseis, identificados por especialistas como KN-25, subindo ao ar a partir de lançadores móveis.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos condenou o lançamento usando tecnologia de mísseis balísticos. Para os EUA, esta foi uma ação imprudente, que violou múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares