A Coreia do Norte confirmou ter disparado 18 mísseis balísticos de curto alcance, nessa sexta-feira (31). A ação ocorreu durante exercício para demonstração da disposição no lançamento de um ataque preventivo contra o “regime de gangsters” da Coreia do Sul. Segundo a agência de notícias estatal KCNA, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, liderou o exercício de disparo dos lançadores de foguetes múltiplos.
De acordo com a Coreia do Sul, foram detectados ao menos dez mísseis balísticos de curto alcance foram disparados pela Coreia do Norte ao longo da costa leste, chamando-o de uma possível demonstração para potenciais compradores de armas, incluindo a Rússia. O exercício incluiu o uso de um sistema de controle de fogo recentemente revelado que faz parte do sistema de gestão combinada de armas nucleares do governo, afirma a KCNA.
Ainda conforme informações divulgadas pela agência de notícias, as tropas de artilharia atingiram com sucesso o alvo de uma ilha a cerca de 365 km de distância, enquanto Kim Jong-un supervisionava a demonstração no local de lançamento. Fotos publicadas pela mídia estatal mostraram 18 mísseis, identificados por especialistas como KN-25, subindo ao ar a partir de lançadores móveis.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos condenou o lançamento usando tecnologia de mísseis balísticos. Para os EUA, esta foi uma ação imprudente, que violou múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).