As vereadoras Jamima Queiroz (PSD) e Maria Leles (PP), tiveram aprovadas por unanimidade o parecer que cria a Procuradoria Especial para Mulheres no município de Bom Jesus da Lapa. o projeto de número 272/2021 teve o parecer favorável por todos os vereadores da câmara. Tudo indica que o novo órgão terá a participação direta das vereadoras. A gestão tem validade de dois anos à frente da procuradoria que tem por objetivo fiscalizar e acompanhar programas governamentais e não governamentais de políticas públicas para as mulheres.
A criação de uma procuradoria especial para mulheres significa maior representatividade, visibilidade e lugar de fala da mulher no município. A redação do Portal Nova Lapa tentou entrar em contato com as duas vereadoras, mas sem sucesso, em todas as tentativas.
Fique por dentro: A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional criado em 2009, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, com o objetivo de zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Câmara, e também fiscalizar e acompanhar programas do Governo Federal, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher.
A Procuradora da Mulher é eleita com três procuradoras-adjuntas (de partidos distintos), por todas as deputadas na primeira quinzena da primeira e terceira sessões legislativas, na mesma eleição para a Coordenação da Bancada Feminina.