quarta-feira, junho 12, 2024
InícioNotícias da LapaPreparativos para a Romaria de Bom Jesus da Lapa e Soledade 2024...

Preparativos para a Romaria de Bom Jesus da Lapa e Soledade 2024 estão em pleno andamento: Acolhimento e Tecnologia são Prioridade

 

Bom Jesus, modelo de oração, louvor a Deus e amizade”, reflete a ênfase na oração e na fraternidade durante o evento.

Na manhã de hoje, autoridades religiosas, civis e representantes da imprensa local se reuniram no Auditório João Paulo II, na Praça da Bandeira, em Bom Jesus da Lapa, para discutir os preparativos da Romaria de Bom Jesus da Lapa e Soledade 2024. A reunião, presidida pelo reitor do santuário, Padre Roque, destacou a importância da cooperação entre diversas instituições para garantir o sucesso do evento religioso, que é uma das mais antigas manifestações populares do país.

 

Um dos pontos de destaque na reunião foi a expectativa de um aumento significativo no número de romeiros este ano, devido ao contexto eleitoral. Segundo o Padre Roque, “a tendência é que este ano tenha um número de Romeiros bem maior na cidade”, influenciado pelas caravanas municipais e pelo interesse dos candidatos em enviar romeiros para o evento.

Além disso, foram discutidas várias medidas de implementação, tecnologia, infraestrutura e logística para garantir a acessibilidade e o conforto dos visitantes.

A logística do santuário envolve convocar as instituições parceiras para que cada uma elabore seu projeto para o período mais intenso da romaria,” disse Padre Roque. A Prefeitura Municipal, as empresas de abastecimento de água e energia, e outras entidades locais estão se preparando para acolher a grande multidão de visitantes.

O Padre Roque ressaltou a preocupação com a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, destacando as melhorias nas rampas de acesso tanto no santuário quanto na cidade.“No santuário, temos uma preocupação em relação às rampas, porque muitas pessoas têm dificuldades para o acesso,”

explicou. Ele destacou que rampas foram instaladas na entrada da gruta e que há planos para aumentar a acessibilidade dentro do santuário e na cidade.

Sobre as atividades pastorais durante a Romaria, foi enfatizada a importância do suporte espiritual oferecido pelas paróquias locais, que estarão ativas para atender às demandas dos romeiros. O tema litúrgico escolhido para a Romaria de 2024, “Bom Jesus, modelo de oração, louvor a Deus e amizade”, reflete a ênfase na oração e na fraternidade durante o evento.

 Gestão da segurança implantadas este ano .

 

O Tenente-Coronel Fábio Vardy, da 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa, destacou as medidas de segurança implementadas para o evento deste ano. “Como sempre, a Polícia Militar do Estado da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Meio Oeste e as unidades do seu orgânico, 38ª CIPM, CIPT Meio Oeste, estarão presentes propiciando ao cidadão, ao romeiro, ao turista, a melhor segurança pública para que possa processar a sua fé da melhor maneira possível”, afirmou Vardy.

Ele também ressaltou o uso de tecnologia para melhorar a segurança: “Teremos a parceria com a Superintendência de Gestão Tecnológica Operacional, através de torres de observação, câmeras modernas e reconhecimento facial. Como tivemos ano passado, procuraremos manter também esse padrão”.

Vardy enfatizou a importância do policiamento ostensivo, tanto durante os eventos religiosos quanto nas festividades noturnas, garantindo a tranquilidade e segurança de todos os presentes.

Para prevenir incidentes, o Tenente-Coronel orientou os romeiros a portarem seus documentos pessoais e cuidarem de seus pertences, ficando sempre atentos para evitar qualquer descuido que possa ser alvo de crimes. “Mas que o cidadão fique tranquilo, que a Polícia Militar incrementará sobremaneira o policiamento, inclusive as ações de inteligência, objetivando assim prevenir qualquer tipo de situação, notadamente furtos e pequenos furtos”, concluiu.

Governo municipal e os investimentos para Romaria de 2024

Representando o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes, a Primeira Dama Josefa Soares também participou da entrevista, destacando as novidades e investimentos da Prefeitura para a Romaria deste ano.

“A Prefeitura está entrando com inovações, sim, para a Romaria de 2024 e é sempre bom ressaltar a importância da Romaria para o município de Bom Jesus da Lapa e também que tem essa relevância nacional”, afirmou Josefa Soares.

Ela destacou as melhorias na infraestrutura e segurança, incluindo a intensificação das barreiras na entrada e saída da cidade para garantir a segurança dos romeiros. Além disso, a Prefeitura está promovendo um trabalho conjunto envolvendo todas as secretarias municipais para assegurar o sucesso do evento. “Nós estamos trazendo essa inovação. Todas as secretarias do município se envolvem diretamente com o trabalho para que a Romaria tenha sucesso e tenha êxito. E realmente tenha relevância enquanto a terceira maior Romaria do nosso Brasil”, ressaltou.

A Secretaria de Assistência Social terá um papel crucial durante a Romaria, com ações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes, assistência a andarilhos e monitoramento de possíveis situações de trabalho infantil e exploração sexual. “Nós já fazemos esse trabalho no nosso cotidiano, mas quando chega no período da Romaria, a gente também monta um estande que fica lá de plantão com os nossos profissionais, assistentes sociais, psicólogos e demais servidores da secretaria que estão ali de plantão para atender essas demandas”, explicou Josefa Soares.

Quanto aos investimentos econômicos, Josefa destacou que a arrecadação tende a aumentar com a organização e infraestrutura melhoradas, beneficiando tanto os comerciantes locais quanto os que vêm de fora. “Essa arrecadação, com uma organização de infraestrutura maior, tende a aumentar”, afirmou.

Por fim, a Primeira Dama agradeceu a Rádio Nova Lapa pela oportunidade de comunicação e estendeu um abraço aos ouvintes, destacando a importância da rádio como canal de divulgação dos serviços municipais.

Com os preparativos em pleno andamento, a cidade de Bom Jesus da Lapa se prepara para receber milhares de romeiros nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, fortalecendo a fé e aquecendo a economia local.

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares