O Ministério da Saúde autorizou o envio de R$ 19 milhões e 700 mil reais para apoiar nos municípios baianos atingidos por chuvas intensas desde o fim de novembro em ações de vigilância em saúde e prevenção de doenças. O objetivo é evitar possíveis consequências à saúde humana como o aumento de doenças transmissíveis, podendo culminar em situações epidêmicas.
Além disso, a pasta enviou medicamentos, vacinas, equipamentos e insumos. Até agora, a operação enviou mais de 28 kits de medicamentos básicos e insumos estratégicos, suficientes para atender a mais de 40 mil pessoas. Foram enviados também 5 milhões de insumos para controle de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, além de 1 milhão de frascos de hipoclorito de sódio para tratamento de água.
A Bahia recebeu também 100 mil doses de vacinas contra a Influenza, 40 mil doses de vacina contra Hepatite A pediátrica e 10 mil doses de vacina antirrábica humana. As equipes de resgate também tiveram apoio do Ministério com botas, máscaras N95, casacos impermeáveis, uniformes e testes antígeno para detecção da Covid-19.
A operação conjunta do Governo Federal une forças dos ministérios do Desenvolvimento Regional, da Cidadania e da Saúde, além dos governos estadual e municipais. O Ministério da Saúde monitora a situação de todos os locais afetados initerruptamente, em uma sala de situação para inundações.
Fonte: RNR
Foto: Divulgação