O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que o Governo Federal está preparado para evitar a sobrecarga do sistema de saúde diante do aumento no país do número de casos de Covid-19 da variante Ômicron.
Entre as iniciativas adotadas, o Ministério da Saúde prorrogou o custeio de cerca de 14 mil leitos de Unidade de Tratamento Intensivo adulto e pediátrico destinados ao tratamento da Covid-19, e tem acompanhado de perto a produção e abastecimento de oxigênio, além de kits de intubação nos 26 estados e Distrito Federal.
Entre outras medidas preventivas, a pasta apoiou, com recursos próprios, a instalação de sete usinas produtoras de oxigênio medicinal que, juntas, têm capacidade de produzir o equivalente a 2.184 metros cúbicos de oxigênio por dia.
Além disso, apoiou a instalação de outras 28 usinas produtoras com recursos provenientes de doações e empréstimos de organizações não-governamentais, fundações, associações, entidades privadas e adquiridas por prefeituras de municípios que, juntas, tem capacidade de produzir o equivalente a 15.000 metros de oxigênio por dia.
Atualmente, o Brasil conta com 18 mil leitos habilitados em todas as unidades federativas, e tem capacidade para ampliar ainda mais, caso haja a necessidade.
Fonte: RNR
Imagem: Pixabay