segunda-feira, fevereiro 26, 2024
InícioPolíticaBamin arremata primeiro trecho da Fiol, confirma Ministério de Infraestrutura

Bamin arremata primeiro trecho da Fiol, confirma Ministério de Infraestrutura

Exploradora de uma mina de ferro em Caetité, Bahia Mineração também participa da construção do Porto Sul, em Ilhéus.

A Bahia Mineração (Bamin) vai concluir e operar o primeiro trecho da Ferrovia da Integração oeste Leste, entre Ilhéus e Caetité. O ativo baiano foi leiloado na tarde desta quinta-feira (8) e teve o resultado divulgado pelo Ministério de Infraestrutura, via Twitter. A Bamin já tem atuação na Bahia. Explora minério de ferro em mina localizada em Caetité e participa da construção do Porto Sul, em Ilhéus.

A expectativa do ministério é de que a Fiol gere 55 mil empregos diretos, considerando obra e operação. Os trêns devem começar a circular em 2025, com 1,4 mil vagões – dos quais 1.100 destinados a transportar ferro. A Bahia terá que investir R$ 3,3 bilhões. O montante de R$ 1,6 bilhão será alocado na conclusão do trecho, que teve 80% da execução realizada pela empresa federal Valec.

“Emblemático fazer leilão de ferrovias”, afirmou o ministro de Infraestrutura, Tárcisio Gomes de Freitas. “Um dos nossos objetivos é justamente o reequilíbrio da matriz de transporte. Estamos diante do projeto mais transformador da Bahia”. O  ministério pretende também conceder os trechos 2 – entre Caetité até Barreiras  e atualmente em construção – e e 3, entre Barreiras e Figueirópolis (TO),  que depende de uma licença do Ibama para iniciar os trabalhos.

Fonte: Bahia.ba / Adriano Villela
Foto: reprodução twitter do Minfra

Notícias Relacionadas
- Advertisment -

Mais Populares