O presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, afirmou nesta segunda-feira, durante entrevista ao Minuto do Agronegócio, na Band FM Conquista, que o objetivo da Bahia Pesca, empresa ligada ao Governo do Estado, é realizar ações sociais, ao invés de lucrar, como ocorre com empresas privadas.
O comentário de Oliveira foi em resposta às dívidas que a empresa acumula ao longo de 39 anos, as quais já somam R$ 12,4 milhões e têm colocado em risco operacional a estatal, conforme avaliação de uma auditoria independente.
De acordo com Oliveira, desde 2019 têm surgido despesas não previstas, com análise do pescado em 2019, devido às manchas de óleo que atingiram o mar da Bahia e do Nordeste, e em 2020 a pandemia da Covid-19, a qual exigiu medidas emergeciais de apoio aos pescadores e marisqueiros: “com a queda de arrecadação do Estado, o repasse de recursos ficou mais comprometido”.
A situação da Bahia Pesca pode ser agravada por disputas judiciais com a Associação Baiana de Aquicultura e com a Associação Sol Nascente, entidade formada por famílias da Ilha de Itaparica. Tais disputas poderão custar 11,8 milhões à Bahia Pesca, de acordo com informações do blog Olho Público.
Fonte e foto: Blog do Mário Bittencourt